Entre em contato
com a gente

Blog

O que avaliar ao visitar um imóvel?

Saiba quais detalhes observar com atenção na hora de visitar uma casa ou apartamento.

Depois de fazer a sua pesquisa online em busca do imóvel ideal, chega a hora de visitar os imóveis que você selecionou. Ainda que tomem um pouco mais tempo, as visitas presenciais são importantes para avaliar se a casa ou apartamento tem tudo o que você precisa e evitar gastos futuros com manutenções ou reformas.

Para te ajudar, a JN Imóveis listou alguns itens para você ficar de olho antes de alugar ou comprar um imóvel. Confira:

ESTRUTURA DO IMÓVEL – Antes de formalizar uma proposta, observe e teste instalações elétricas e hidráulicas. Observe se o quadro de distribuição elétrica suporta uma boa carga de aparelhos eletrônicos e se garante segurança. Verifique também se a quantidade de tomadas nos cômodos é suficiente para a ligação dos seus eletrodomésticos. Preste atenção também a possíveis vazamentos, presença de mofo ou cupim nos ambientes.

TAMANHO DOS AMBIENTES – As fotos anunciadas ou a planta baixa nem sempre permitem uma noção real da metragem de cada cômodo. Com a visita, além de verificar essa informação, você tem a possibilidade de tirar medidas para ter certeza de que seus móveis e eletrodomésticos cabem no espaço. Leve em conta também a possibilidade da sua família aumentar, principalmente se seu objetivo for comprar um imóvel.

ACABAMENTOS – Confira a qualidade dos pisos, revestimentos, dos móveis (caso seja um imóvel mobiliado) e da estrutura de modo geral. Verifique ainda se torneiras, tomadas e interruptores estão funcionando bem.

ILUMINAÇÃO E VENTILAÇÃO – Verifique também a orientação solar do imóvel para saber se os cômodos recebem luz e ventilação suficientes ao longo do dia. Faça visitas em diferentes dias e horários para ter certeza disso.

ESTRUTURA E REGRAS DO CONDOMÍNIO – Em caso de apartamentos ou condomínios fechados, converse com o síndico para saber como funciona o sistema de segurança no local, se há controle de entrada e saída de pessoas, sistemas de vigilância, etc. Confira se há áreas de lazer que contemplem adultos e crianças para garantir conforto para o seu dia a dia. Caso tenha animais de estimação, pergunte como são as regras para circular com eles pelos ambientes comuns. Observe também se o perfil dos demais moradores está de acordo com o da sua família.

CONHEÇA A REGIÃO E A VIZINHANÇA – A localização é sempre muito importante. Analise a segurança e a estrutura que o bairro oferece. Caminhe pelos arredores em diferentes momentos do dia, converse com os vizinhos para saber se há comércios e serviços próximos.

PEÇA AJUDA PROFISSIONAL – A melhor opção para economizar tempo e acertar na escolha é recorrer a quem entende para encontrar o imóvel ideal para cada situação. Um consultor imobiliário experiente é capaz definir o seu perfil e oferecer sugestões muito mais assertivas de casas ou apartamentos. Além disso, ele está capacitado a esclarecer qualquer tipo de dúvida que você possa ter ao visitar os imóveis, como detalhes estruturais, taxas administrativas e informações sobre a região.

Lembre-se: ter calma é imprescindível. Existem muitos imóveis à venda ou disponíveis para você alugar, por isso não tenha pressa. Trata-se de uma escolha a longo prazo que vai influenciar o seu futuro e o da sua família.

Entre em contato com a JN Imóveis e agende uma conversa conosco!