Outubro rosa – Mês de conscientização e prevenção do câncer de mama
Outubro rosa é um mês de conscientização e prevenção do câncer de mama e o Dr. Luiz Otávio Zucca é nosso convidado para explanar mais do assunto e esclarecer algumas dúvidas.
Para a especialidade em mastologia este é um mês muito importante, o câncer de mamas é o câncer que mais mata as mulheres no Brasil e no mundo todo, quando ele é diagnosticado no começo a chance de cura é muito grande. Então sempre nos meses de Outubro é feita essa conscientização das mulheres para que elas façam o exame de prevenção do câncer de mamas.
Qual a idade recomendada para fazer o exame de mamografia?
Tendo em vista a grande quantidade de casos existentes no país, o exame de mamografia deve ser realizado a partir dos 40 anos de idade em todos os anos, algumas mulheres que tem histórico na família de câncer de mama vão começar a fazer o exame antes dos 40 anos de idade, os exames de ultrassonografia e ressonância são exames complementares os médicos de mamas costumam selecionar casos para serem feitos.
Para as mulheres com menos de 40 anos, quais são os exames recomendados?
Pacientes com menos de 40 anos também tem câncer de mamas e nos últimos anos a gente tem notado maior incidência de câncer nessas pacientes, essas mulheres precisam fazer o autoexame pelo menos uma vez por mês durante o banho, os ginecologistas precisam apalpar as mamas delas e quando tiverem alguma alteração encaminhar para especialistas em mastologia para que seja feito o diagnóstico complementar.
Os homens também podem ter câncer de mama?
1% dos casos de câncer de mamas está relacionado ao homem, o diagnóstico é realizado geralmente com o toque, sentindo alguns nódulos e o tratamento é o mesmo que é realizado nas mulheres, cirurgia, quimioterapia e até mesmo rádio terapia.
Como se prevenir do câncer de mama?
O câncer de mamas é uma doença que tem vários fatores de risco e hoje em dia acredita-se muito que a qualidade de vida das mulheres, alimentação e a prática de atividade física reduz bastante o risco para câncer de mamas e também para outros tipos de câncer.
Não só os exames preventivos que já devem ser feitos, mas também ter essa qualidade de vida reduz o risco para câncer de mamas.
A amamentação é outra “prática” que reduz o risco para essa incidência, mas não são todas as mulheres que terão filhos e que vão conseguir amamentar, por isso é muito importante que as pacientes tenham uma alimentação saudável e pratiquem atividade física.
Existem também os testes genéticos que hoje em dia são feitos para gerar um diagnóstico precoce.
Contudo, essa doença tem acometido muitas mulheres, não tenha medo de realizar os exames necessários, faça também o autoexame, esteja atenta para que não seja desenvolvido um tumor avançado e com grau maior de dificuldades para tratamento.
Cuide-se além do Outubro Rosa!
JN Imóveis: sua imobiliária em Três Lagoas
Entre em contato para reinventar a sua vida!
- Artigo Anterior Financiamento Imobiliário — Quais Taxas São Cobradas?
- Próximo Artigo O medo de MUDANÇA