ferrovia noroeste do brasil
Niego Farias

Como surgiu a NOB

A Ferrovia Noroeste do Brasil (NOB) surgiu como uma iniciativa federal para impulsionar o desenvolvimento da região centro-oeste do Brasil. Por meio do comércio e produção industrial, mais capital é investido e maior retorno é gerado para a população, melhorando a qualidade de vida dos habitantes.
Os trilhos da ferrovia impulsionaram o crescimento do Oeste brasileiro, alterando a política da região.
A NOB abriu espaços vazios no território do centro-oeste, permitindo a criação de novos núcleos populacionais (como Três Lagoas) e o crescimento de cidades já estabelecidas (como Campo Grande).

A Ferrovia Noroeste do Brasil e Três Lagoas

A Ferrovia Noroeste do Brasil foi especialmente importante para a história de Três Lagoas. A construção e ativação da Estação Ferroviária de Três Lagoas marcou profundamente os primeiros anos da recém criada cidade.
O município, que era habitado por famílias que viviam da pecuária e da agricultura, vivenciou um crescimento exponencial na população.
No início do século XX, Três Lagoas passou por dois períodos de crescimento: um com a chegada dos construtores da NOB, outra com o alto fluxo de pessoas graças à presença da estação ferroviária.
A Estação Ferroviária de Três Lagoas iniciou suas das atividades em 1912, sendo um dos pontos de parada da ferrovia Itapura-Corumbá. Em 1917, a estação de Três Lagoas foi interligada com a Ferrovia Noroeste do Brasil, atraindo ainda mais movimento na região.

ferrovia noroeste do brasil
A Estação Ferroviária de Três Lagoas, em 1929. (O Malho. Ed. nº1425 – 04/01/1930).
ferrovia noroeste do brasil
Pátio da estação ferroviária de Três Lagoas em 19/07/1950 (Acervo Lazinho).
ferrovia noroeste do brasil
Oficinas da Estação Ferroviária de Três Lagoas. (Acervo do Museu Municipal de Avaí, SP).
Estação de Três Lagoas, em 1971.  (Acervo João do Trêm). 
Estação de Três Lagoas, em 1971.  (Acervo João do Trêm).

Com o crescimento da cidade, Três Lagoas expandiu seu território de forma ordenada. Inspirado no Plano de Haussmann, que definiu o planejamento urbano francês, Três Lagoas recebeu atenção especial com o desenvolvimento de bairros separados em quadras.
Em 1961, iniciou-se um novo ciclo em Três Lagoas, com o início das obras para a construção da Usina de Jupiá. Trabalhadores de todo o Brasil vieram para a cidade.
Apenas a Vila Piloto, criada especificamente para trabalhadores, comportava 15 mil pessoas.
Hoje, mesmo com a Ferrovia Noroeste do Brasil sendo desativada na década de 1990, Três Lagoas ainda colhe os frutos do início do século XX, com sua história sendo reinventada dia a dia.
Não é à toa que, recentemente, a cidade embarcou em uma nova fase de crescimento.
Três Lagoas foi reconhecida pela iniciativa privada como uma cidade prestes a viver uma ebulição econômica: com o clima ameno na maior parte do ano, em uma fronteira estratégica com São Paulo, a cidade é o local ideal para a construção de indústrias.
Inclusive, com a vinda de indústrias de processamento de celulose, Três Lagoas tornou-se conhecida como a Capital da Celulose.
Saiba como aproveitar as oportunidades que estão surgindo em Três Lagoas com o crescimento acelerado. Leia mais. 

JN Imóveis: sua imobiliária em Três Lagoas

Niego Farias

Niego Farias engenheiro civil com especialização em negócios imobiliários, é fundador da imobiliária JN Imóveis e da incorporadora Mayu Engenharia. Com mais de 10 anos de atuação no mercado, Niego é reconhecido por sua vasta expertise em soluções financeiras e pela habilidade na estruturação de negócios imobiliários. Sua visão estratégica impulsiona o crescimento e sucesso contínuo de suas empresas, marcando uma trajetória destacada no setor.