Descubra como declarar um imóvel
JN Imóveis

Você sabe como declarar um imóvel comprado em conjunto com cônjuge?

Você sabia que ações que envolvam compra, venda, doação e posse de imóveis devem ser declaradas no Imposto de Renda 2023? Sim, é isso mesmo! Essa é uma das maiores dúvidas dos nossos clientes JN quando se deparam com o momento de preencher a declaração do IR (Imposto de Renda). Todos querem saber como declarar imóvel, seja a sua compra ou a venda. Vocês também possuem essa dúvida? Não deixe para depois, esse é o seu momento de ficar por dentro de tudo!

Conheça os tipos de declarações, como cada uma funciona, saiba como fazer a sua e como escolher a mais vantajosa para você e o seu parceiro(a). Tá interessado, né? Então não sai daí que no conteúdo de hoje nós falaremos justamente de tudo isso, até porque conteúdo imobiliário bom e de qualidade você só encontra aqui no Blog JN! Continue lendo a matéria de sua imobiliária em Três Lagoas para saber mais!

 

Antes de tudo, como funciona a declaração em conjunto?

Essa pode ser a forma mais simples e rápida do casal fazer uma declaração de imposto de renda. Isso porque nela um dos cônjuges faz a declaração em seu nome e o outro cônjuge é registrado como dependente. No entanto, é válido destacar que a renda e o patrimônio deste devem ser incluídos, e o mesmo vale para outros dependentes do casal, como filhos.

 

JN, quem pode fazer esse tipo de declaração de imposto de renda?

A declaração em conjunto pode ser realizada por pessoas casadas perante à lei, pessoas com filhos ou por aqueles que possuem uma união estável há pelo menos cinco anos, comprovada com contrato ou certidão de união estável. Interessante ressaltar também, que: esses critérios listados também são aplicados para casais homoafetivos!

 

Vamos descobrir como é realizada a declaração de imóvel separada?

 

Entenda também como funciona a declaração separada!

Tratando-se desta categoria, cada cônjuge faz a sua declaração separadamente. Ela pode ser um pouco mais trabalhosa, pois o casal precisará escolher em qual declaração os bens em com e os dependentes serão devidamente registrados. O último, por vez, pode ser registrado em qualquer uma das declarações, mas cada dependente só pode aparecer em uma declaração. Aliás, se um casal tiver dois filhos, um deles pode ser incluído na declaração do pai e o outro na da mãe! Você sabia disso? Muitas pessoas nos relatam que nunca ouviram falar da possibilidade, mas ela é bem comum até! Agora vamos ver como declarar seu imóvel!

 

Aprenda como declarar seu imóvel comprado:

Como vocês sabem, prezamos pela transparência e gostamos de trazer todas as informações aqui para vocês. Então, nada melhor do que ilustrar em um exemplo fictício para ficar bem didático para todos! Vamos lá?

A Paula, nossa cliente JN, comprou um imóvel com o seu querido esposo Marcelo. No entanto, ela não sabe como e qual valor declarar, já que fizeram de forma separada. Então ela entra em contato com o nosso time de especialistas para tirar a dúvida! Veja só o que o nosso time explicou para ela:

Como fazer a declaração de bens?

Os bens considerados comuns podem ser declarados 50% em cada uma das declarações, ou seja, Paula: metade do seu marido e metade sua. Além disso, o montante corresponde ao valor total pago pelo imóvel. Tome cuidado com o valor a ser colocado na “Ficha de Bens e Direitos”. Porque, caso a casa de vocês tenha sido paga à vista, podem lançar o valor de compra pelo custo sem a valorização! Caso tenha sido financiado pela Caixa Econômica ou pelo sistema financeiro de habitação, vocês só irão lançar o valor já pago e, assim, ao decorrer dos anos, acrescentar o valor que foi pago. Dessa maneira, cada ano vai aumentando o valor do imóvel, até sua quitação ser realizada.

 

Qual a forma de declaração mais vantajosa?

Bom, antes de mais nada, a declaração mais vantajosa dependerá de cada situação! O ideal é conseguir o menor valor de impostos ou o máximo de restituição. Para isso, é importante observar o montante de gastos dedutíveis (gastos com saúde, educação, pensão alimentícia e dependentes.)

Com a soma de rendas do casal, na declaração em conjunto, pode ser com que o casal tenha que pagar uma alíquota maior. Mas, ao somar as rendas, também aumenta a quantidade de gastos dedutíveis e a restituição. Para quem opta pela declaração em separado, a dica é colocar gastos dedutíveis e dependentes na declaração de quem recebe mais, pois diminuirá a base de cálculo do imposto.

Para descobrir qual forma de declaração é realmente mais vantajosa, recomenda-se simular as possibilidades e compará-las!

 

JN Imóveis: a imobiliária que te ajuda em todas as situações!

Agora que você já aprendeu como declarar o imposto de renda com o seu cônjuge, que tal nos acompanhar nas redes sociais para ficar por dentro de todas as nossas novidades? Nós somos sua imobiliária em Três Lagoas! Além de sermos especialistas no mercado imobiliário, também possuímos um time capacitado para solucionar tudo o que você precisa ao comprar ou vender seu imóvel! Quer fechar um bom negócio? Então conte com a gente! Compre com facilidade, venda com tranquilidade! Com uma consultoria especializada, o nosso time irá buscar as melhores condições e estratégias para você realizar o seu sonho!

Quer comprar um imóvel? Então dê uma olhadinha em nosso catálogo de imóveis à venda! Se for vender sua propriedade, não esqueça de anunciá-la em nosso portal de imóveis! Caso tenha alguma dúvida, nos chame pelas redes sociais, ou entre em contato através de nosso WhatsApp, temos certeza que será bem atendido pela nossa equipe!

 

JN Imóveis

Reinvente sua vida!

JN Imóveis

Na vanguarda do mercado imobiliário, a JN Imóveis, possui uma equipe especializada em vendas e imóveis de alto padrão. Com uma abordagem consultiva, nossa imobiliária visa proporcionar soluções financeiras e investimentos imobiliários precisos. Conte conosco para transformar seus imóveis em investimentos rentáveis tendo expertise e excelência em cada transação.