Mercado imobiliário
JN Imóveis

Saiba tudo sobre o cenário econômico de 2023!

Agora que o Carnaval já passou e a vida começou de vez, como você acha que está e será o mercado imobiliário em 2023? 2022 foi um ano cheio de movimentações, com troca de governo, copa do mundo e muito mais! Agora, o mercado imobiliário já está com algumas diferenças para 2023, o que é completamente normal e importante de se saber para o alinhamento de metas e planejamentos pessoais, empresariais e afins.

O segundo semestre de 2023 promete ser promissor e cheio de esperança e novidades para o mercado imobiliário! Nós da JN Imóveis nos encontramos bastante ansiosos neste momento, afinal, ano novo tudo tem que ser diferente, não é pessoal? Vamos entender como funcionará a reorganização do setor em 2023? Aqui no Blog da JN Imóveis vocês encontrará todas as informações que precisa sobre o mercado imobiliário! Por isso não deixe de acompanhar. Quer saber mais? Então continue a leitura do conteúdo!

 

Mercado Imobiliário: 2022 e suas reviravoltas!

Nós consideramos o ano de 2022 como um grande aprendizado! O ano começou com a economia estagnada e obteve previsões cautelosas de crescimento no país, isso em todos os setores. Porém, o mercado de imóveis foi surpreendido positivamente com os resultados obtidos em 2022!

E, além disso, ainda há o contexto político com um novo governo na presidência do Brasil. Algo que é inevitável, independente do governo, é o mercado imobiliário seguir como o grande impulsionador da economia brasileira.

Vamos conferir as principais tendências para o mercado imobiliário em 2023?

 

Mercado imobiliário: vamos relembrar dos últimos anos?

Para analisarmos 2023, nada melhor do que retomar o que houve no mercado imobiliário durante os últimos três anos, não é mesmo? Anos marcados pela crise econômica e também pela pandemia da COVID-19. No ano de 2021, o setor se manteve em alta. Os resultados da ABRAINC em parceria com a FIPE apontaram que, com os lançamentos e vendas em alta, foi desenvolvida uma grande conquista, com um avanço de 30,1% nas unidades comercializadas no 2º trimestre de 2021, representando um aumento significativo de 25,9% comparado ao mesmo período de 2020. Já em 2022 o mercado imobiliário nos mostrou um aumento de 42% em lançamentos no último trimestre. Os números confirmam as previsões positivas para a expansão do setor, que permaneceu estável, principalmente pela performance do segmento de Médio e Alto Padrão.

Segundos dados fornecidos pela Associação Brasileira de Incorporadoras e Imobiliárias (ABRAINC) em parceria com a Deloitte, os resultados do mercado imobiliário no segundo trimestre de 2022, apesar de um pouco retraído, foi positivo, o que se dá em grande parte pelo antigo programa Casa Verde e Amarela (atualmente o novo Minha Casa Minha Vida), após medidas de manutenção do programa.

 

Mercado Imobiliário: reajustes na taxa Selic

A alta da inflação foi um fator que acarretou no aumento da taxa Selic, que em janeiro de 2021 era de 2% ao ano, o menor índice na história do país. O ciclo de reajuste no valor da Taxa Básica de Juros chegou a 13,75% ao ano, a décima primeira alta em sequência.

Luiz França, presidente da ABRAINC, diz que mesmo com o aumento dos juros, há boas perspectivas para o mercado imobiliário. Isso porque a taxa dos financiamentos imobiliários está relacionada diretamente à remuneração da poupança e a mesma não irá subir na proporção da taxa Selic.

 

Mercado imobiliário: novo presidente, como fica o setor imobiliário em 2023?

Como mencionado anteriormente, o mercado imobiliário é um dos maiores fatores impactantes na economia brasileira, ou seja, independentemente do cenário político, o desenvolvimento imobiliário implica diretamente na economia do Brasil. Se olharmos com atenção para os dois últimos mandatos do Presidente Luís Inácio na presidência, construtoras de baixa renda tendem a ser mais beneficiadas com esse terceiro governo. Isso porque, desde a campanha presidencial, o presidente recém-eleito sinalizou o seu desejo de continuar com o programa habitacional Minha Casa Minha Vida. O segmento de alto padrão que ganhou destaque nos últimos anos, por outro lado, talvez sofra alguma retração. De maneira geral, as atividades imobiliárias seguem moderadas com os resultados da eleição presidencial.

 

JN, o que podemos esperar do mercado imobiliário em 2023?

Para este ano de 2023, a tendência é que as negociações de compra e venda aumentem de forma disparada! Até porque o mercado imobiliário é um segmento muito sólido no Brasil. Imóveis sempre foram vistos como uma grande reserva de valor ou investimento, principalmente quando se trata de residências. Podem reparar, para muitos brasileiros, quando as crises batem à porta, o imóvel continua lá, oferecendo rendimentos e lucros para o cidadão. Durante a passagem de ano de 2021 para 2022, a venda de imóveis registrou um aumento de 46,1%, como aponta a CBIC. Para 2023, a expectativa é que desse número continue a subir, com novos lançamentos de empreendimentos imobiliários.

 

JN Imóveis: a sua imobiliária especializada em Três Lagoas!

Você possui aquele sonho de conquistar a casa própria? Então realize em 2023! Chegou o seu momento.

Com a JN Imóveis no comando, você pode ter certeza que tudo dará certo. Com um serviço de consultoria especializada, nós conseguimos encontrar o imóvel perfeito para você! Tem alguma dúvida sobre o conteúdo? Se sim, entre em contato conosco. Ah, e não deixe de conferir nossas casas disponíveis no site. E se você quer vender, anuncie em nosso portal de imóveis. Conte com a nossa equipe de corretores para te ajudar, será um prazer te atender. Com a JN Imóveis você compra com tranquilidade e vende com facilidade!

JN Imóveis

Na vanguarda do mercado imobiliário, a JN Imóveis, possui uma equipe especializada em vendas e imóveis de alto padrão. Com uma abordagem consultiva, nossa imobiliária visa proporcionar soluções financeiras e investimentos imobiliários precisos. Conte conosco para transformar seus imóveis em investimentos rentáveis tendo expertise e excelência em cada transação.