Saiba qual a importância do imóvel
JN Imóveis

Saiba qual a importância da escritura do imóvel!

Comprar imóvel com uma imobiliária especializada e que entende do assunto, vai muito além da assinatura de um contrato. Para garantir o seu imóvel, você precisará realizar diversas etapas que asseguram a legalidade do imóvel. A escritura é um dos documentos mais importantes, sendo essencial que os envolvidos solicitem o registro no cartório de títulos e notas. Se você possui dúvidas, procure uma imobiliária de confiança para te auxiliar! Nós da JN Imóveis somos a sua imobiliária em Três Lagoas! Vamos conferir tudo sobre a escritura do imóvel?

 

O que é a escritura do imóvel?

A escritura de um imóvel é um documento emitido pelo cartório a fim de comprovar a transferência de um bem (imobiliário) de um vendedor para quem está comprando a casa (comprador). No documento, existem as informações de lavratura, histórico do terreno e imóvel e também o item mais importante: o registro.

 

Você sabia que existem diferentes tipos de escrituras?

Sim, existem escrituras diferentes! Algumas são voltadas para imóveis, a de compra e venda, doação, divisão amigável de terreno, permuta, inventários e partilhas. É válido ressaltar que esse documento é essencial para validar algumas negociações de cunho jurídico, sendo que, sem ele, não é possível que sejam realizadas.

 

Escritura do imóvel: qual a importância?

Muitas pessoas acreditam que somente um contrato com o proprietário se faz necessário, tendo em mente que este já é suficiente para ter direitos sobre o imóvel, mas não é bem assim que acontece. Muitas pessoas subestimam a importância da escritura, mas ela pode evitar diversos problemas no futuro.

Você sabia que somente com ela em mãos o comprador tem o direito sobre o bem e sobre a propriedade? O fato é que: a escritura tem o domínio, posse, e, como consequência, a propriedade. Por isso, é muito importante tê-la, assim você evita futuros problemas. Vale acrescentar também que a escritura faz com que a negociação seja pública, o que impede qualquer indivíduo de se opor ao direito de propriedade. Ou seja, com ela você garante segurança no negócio!

 

Escritura do imóvel: onde ela é feita?

Ela deverá ser emitida em um tabelionato de notas, com a presença do tabelião, que cumpre com as exigências legais para estar no cargo. É válido ressaltar que a escritura pode ser feita em qualquer tabelionato do país, mas o registro, por outro lado, só poderá ser realizado na cidade onde o imóvel está situado.

 

Escritura do imóvel: como fazer?

Agora que você já está um pouquinho por dentro de onde fazer a escritura do imóvel, falaremos sobre uma outra questão importante: os documentos necessários para a escritura. São eles: aqueles relativos à identidade, trabalho e à residência do comprador e do vendedor. Além dessas documentações, será preciso apresentar uma certidão atualizada do imóvel, emitida no cartório de Registro de Imóveis e também a certidão do imóvel na prefeitura.

 

Mas existe diferença entre a escritura e o registro, JN?

Você percebeu que ao decorrer da matéria nós falamos sobre o registo de imóvel? Mas calma que ele é diferente da escritura! É importante alertarmos, pois isso é algo que as pessoas possuem muitas dúvidas! Trata-se de etapas diferentes e ambas precisam ser executadas para garantir o direito total sobre o novo imóvel. Desse modo, a escritura é válida somente para a transação de compra e venda. Logo, o que realmente validará a transparência da propriedade, será realizar o registro dessa escritura no Cartório de Registro de Imóveis competente para tanto.

 

Escritura do imóvel: qual o custo?

Isso dependerá de diversos fatores, como: a localização do imóvel e também de seu valor de compra. Mas detalhe: será preciso não considerar apenas os gastos com a formalização da escritura pública, mas também o registro do imóvel e o pagamento do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis). Já que esse conjunto de deveres que garantirão que você realmente é dono da propriedade. Então, essas cobranças da formalização e o registro, são elaboradas e baseadas em tabelas, que são aplicadas pelos cartórios de nota do estado em que o imóvel está. Em contrapartida, o ITBI irá mudar de município para município, mas eles ficam geralmente entre 2% e 4% do valor estimado feito pelo Poder Público para a transação de propriedades (valor venal) ele é baseado no metro quadrado do terreno ou residência. Então, somando todas essas despesas, o valor será por volta de 5% do valor do imóvel.

 

JN Imóveis: a sua imobiliária de confiança em Três Lagoas!

Seja para comprar ou para vender! Nós somos a sua imobiliária em Três Lagoas! Compre com facilidade, venda com agilidade! Como vimos na matéria, a escritura do imóvel é essencial para realizar a transferência de propriedade para o seu nome. Porém, devemos ainda lembrar que ela precisa ser registrada no cartório para garantir validez perante à justiça. Assim você não terá problemas com o seu novo lar. JN Imóveis sempre cuidando do seu lar!

E, caso você tenha assustado com tantos passos a serem seguidos, saiba que nossos clientes não têm com o que se preocupar, uma vez que nossa equipe toma conta de todas as questões burocráticas, te oferecendo muito mais tranquilidade!

 

Dica: analise a situação do imóvel!

Antes de comprar uma casa ou apartamento, nós recomendamos que você realize um levantamento da situação legal do imóvel. Isso evitará muitos problemas. Esse é um processo extremamente relevante para que você evite futuras dores de cabeça ao antecipar possíveis problemas.

 

Compre já o seu imóvel conosco!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com aquele grupo de amigos ou familiares! Possui alguma dúvida? Entre em contato conosco! Nós da JN Imóveis atuamos no mercado há anos e em todo esse tempo nós procuramos nos reinventar para pode lhe entregar os melhores resultados. Conte com a nossa ajuda nesse momento tão especial de sua vida! Além de prestarmos uma consultoria especializada, nós também contamos com uma equipe prontamente disponível para te atender! Caso você queira vender seu imóvel, há a oportunidade de anunciá-lo em nosso site! Fale conosco ou nos procure nas redes sociais!

JN Imóveis

Na vanguarda do mercado imobiliário, a JN Imóveis, possui uma equipe especializada em vendas e imóveis de alto padrão. Com uma abordagem consultiva, nossa imobiliária visa proporcionar soluções financeiras e investimentos imobiliários precisos. Conte conosco para transformar seus imóveis em investimentos rentáveis tendo expertise e excelência em cada transação.