Calcule o valor de entrada de um imóvel
Calcular o valor da entrada do novo imóvel é uma das grandes dúvidas de quem pretende realizar um financiamento. Nós percebemos que, geralmente, algumas etapas importantes durante a procura do imóvel são puladas, com a maioria dos interessados procurando um imóvel sem se preocupar com o aspecto financeiro da transação.
Uma casa, sobrado ou apartamento, geralmente é o principal bem que alguém comprará na vida, muitas vezes sendo, inclusive, o maior valor financiado.
Por isso, é necessário muita atenção na hora de escolher o novo imóvel.
Confira algumas dicas de como se preparar para comprar um imóvel em Três Lagoas, e calcular o valor de entrada necessário para o financiamento imobiliário.
Como funciona um financiamento de imóveis?
O financiamento imobiliário é um empréstimo fornecido por bancos, exclusivamente para a compra de um imóvel. Geralmente, os juros dos financiamentos são menores que o empréstimo pessoal, com a condição de passarem por um crivo maior na hora da aprovação e liberação de crédito.
Alguns bancos levam em consideração o relacionamento com a instituição para fornecer juros ainda mais atrativos, como o tempo de abertura da conta corrente, os valores investidos com o banco, o recebimento de salário na conta e o histórico de bom pagador em outros produtos (como o financiamento automotivo).
Assim sendo, para conseguir a aprovação de um financiamento imobiliário, é necessário estar com as contas em dia, sem estar com o nome em em órgãos de proteção de crédito, como Serasa e SPC.
Além disso, possuir o valor de entrada da compra do imóvel é um grande diferencial na hora da aprovação, por assegurar parte do valor ao banco e indicar uma boa gestão financeira pessoal.
Como funcionam as parcelas do financiamento imobiliário?
As parcelas de um financiamento de imóveis não ultrapassam 30% do valor da renda familiar total.
A renda familiar é a soma de todas as rendas de uma família: pai, mãe, filhos, etc, podendo “unir forças” com a junção de todas as rendas e seus devidos comprovantes para dar início ao processo de financiamento.
Com o limite máximo fixado por mês, você conseguirá pagar pelo financiamento evitando o endividamento, caso a porcentagem sobre a renda total fosse maior.
Como calcular o valor de entrada de um imóvel?
Dar um valor de entrada no financiamento do imóvel é essencial para reduzir o valor mensal das parcelas e o prazo total a ser pago, além de possibilitar juros menores.
Inclusive, alguns bancos apenas realizam o financiamento caso haja a entrada, comprovando a condição financeira.
Portanto, para reduzir o valor mensal do pagamento e aproveitar melhores condições na hora de comprar um imóvel, é essencial possuir um valor de entrada.
Então, como calcular o valor de entrada do imóvel?
Os bancos solicitam de 10% a 30% de entrada no valor total do imóvel em questão.
Ou seja, se o imóvel é avaliado em R$ 150 mil, o valor de entrada para o financiamento será de R$ 30 mil, com uma solicitação de 20% por parte do banco.
Para financiar imóveis novos, é possível contar com o saldo disponível no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para usar no valor de entrada do novo imóvel (inclusive complementando o valor em espécie).
Para conhecer as opções de financiamento possíveis, é possível realizar simulações nos sites da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.
Precisa de mais informações?
Entre em contato com a JN Imóveis para iniciar seu processo de consultoria em busca do imóvel ideal em Três Lagoas!
- Artigo Anterior Nova Linha de Financiamento da Caixa Econômica — Como Funciona?