saiba a diferenca entre as tabela price e sac
JN Imóveis

Saiba tudo sobre a Tabela Price e SAC e suas funções no financiamento!

Hoje viemos tratar de um assunto muito recorrente entre os nossos clientes: a diferença entre a tabela Price e SAC. Diariamente, surgem dúvidas a respeito das possibilidades do sistema de amortização do financiamento imobiliário e como eles funcionam. Por este motivo, decidimos abordar esse assunto em nosso blog! Quer saber mais sobre as diferenças entre essas tabelas? Continue lendo nosso texto! Caso você tenha alguma outra dúvida sobre financiamento imobiliário, saiba que temos uma página com as dúvidas mais frequentes sobre o tema!

Formas de amortização no financiamento imobiliário e Tabela Price e SAC

O que é amortização do financiamento imobiliário?

A amortização consiste em uma forma de pagar dívidas mensalmente, isso, no caso de quando é feito um empréstimo em alguma instituição bancária. Quando se é comprado um imóvel, por meio de financiamento, para servir como morada, ou até mesmo como uma forma de investimento, haverá duas formas de amortização pela pessoa que realizou o financiamento. Uma será a tabela Price (Sistema Francês de Amortização) e a outra o SAC (Sistema de Amortização constante). Quer saber mais sobre o financiamento? E quais são os tipos de financiamento imobiliário disponíveis? Confira em nosso blog!

O que é a tabela Price e o SAC?

  • Tabela Price

A Price (Sistema Francês de Amortização) foi criada com o intuito de facilitar o pagamento de aposentadorias e pensões, e após um tempo, ela foi inserida no mercado financeiro. Atualmente, ela é uma das principais formas de parcelamento nas compras feitas a longo prazo, semelhante ao Sistema de Amortização Constante. Na Price, as parcelas pagas dentro de um contrato de financiamento, continuam iguais ao decorrer do tempo. No entanto, existem vários cálculos que devem ser realizados de forma cuidadosa para que o valor final do montante seja atingido o saldo devedor. Mas então, como funciona a tabela Price? Bom, o cálculo dela se baseia no valor fixo das prestações, que é estipulado desde o início da negociação. A partir do valor fixo dessas parcelas, é feito o cálculo de juros de maneira decrescente, claro, isso após entendermos que cada parcela quitada, acaba deixando um saldo devedor. Nessa modalidade de quitar a dívida do financiamento, normalmente as parcelas iniciais são totalmente formadas de juros.

  • SAC no financiamento

Sistema de Amortização Constante ou método hamburguês, conhecido popularmente. Se baseia na amortização constante das prestações com base em pagamentos periódicos. Ou seja, quanto mais o tempo passa, mais baixos serão os valores de quitação do saldo devedor, enquanto o valor será amortizado de maneira constante em todo o período decorrido. Logo, conforme a dívida é quitada, menor serão os juros pago pelo contratante ao final da transação imobiliária.

Descubra qual a diferença entre elas

Ok, agora que você já entendeu o que são essas taxas de amortização e quais delas você pode escolher, vamos entender a diferenças entre elas! Bom, a principal diferença entre a tabela Price e SAC está na forma e também na rapidez em que a sua dívida será amortizada, que em outras palavras significa a diminuição gradual de sua dívida com o passar do tempo. No SAC, as prestações são consideravelmente mais altas no início do financiamento e menores no momento de quitação, isso porque, existe a amortização mensal do valor financiado. Ou seja, o preço da prestação vai diminuindo da primeira até a última parcela porque há uma diminuição da progressão de juros. Enquanto isso, na Price, as parcelas começam mais baixas, porém se mantém fixas até a quitação.

Qual a vantagem de cada uma dessas tabelas?

A principal vantagem da Tabela SAC é a possibilidade de se pagar a cada mês um montante menor. Ou seja, conforme o pagamento é realizado, há a possibilidade de você poupar dinheiro no orçamento do mês seguinte. A desvantagem relacionada a SAC é que as primeiras prestações costumam ser bem mais altas que as de um financiamento que utiliza a Tabela Price, por exemplo. A tabela SAC é recomendada para quem quer antecipar o número máximo de parcelas que conseguir.

Tratando-se da Price agora, a tabela permite uma maior previsibilidade para preparar um planejamento a longo prazo, pois o valor das parcelas continua constante, ou seja, as parcelas não se alteram. O ponto negativo da Price é que, até aproximadamente até metade do financiamento, somente os juros serão pagos e a amortização do saldo devedor será lenta, ou seja, se você deseja um financiamento que seja um pouco mais rápido, essa talvez não seja a melhor opção para você.

Analise a melhor opção para o seu bolso!

Agora que você já sabe as diferenças entre as tabelas de financiamento, resta a você decidir qual a melhor para o seu bolso! Como foi explicado anteriormente, cada uma possui suas vantagens e desvantagens. Por isso, para saber qual é a melhor opção de tabela de financiamento para você, é necessário analisar qual se encaixa melhor em sua vida financeira ao adquirir um imóvel. Por exemplo, caso você possua uma renda suficiente no início do contrato de seu financiamento para arcar com parcelas maiores, a SAC oferecerá menos juros e parcelas que reduzem gradativamente até a quitação total de seu imóvel.

A JN Imóveis auxilia você na hora de comprar o seu imóvel!

Você sabia que a JN Imóveis dispõe de um serviço de consultoria imobiliária totalmente personalizado para você? Nós somos uma empresa consolidada no mercado imobiliário em Três Lagoas já há alguns anos. Contamos com uma equipe de corretores totalmente capacitada para atender vocês da melhor maneira possível. Se você possui interesse em comprar um imóvel e não tem ideia de como começar, entre em nosso blog e confira os nossos conteúdos semanais! Se você deseja comprar um imóvel em Três Lagoas e deseja obter ajuda para escolher a casa ideal para você, conte com nossos corretores, eles possuem um atendimento de qualidade, para que você compre o seu imóvel na cidade das águas.

JN Imóveis

Na vanguarda do mercado imobiliário, a JN Imóveis, possui uma equipe especializada em vendas e imóveis de alto padrão. Com uma abordagem consultiva, nossa imobiliária visa proporcionar soluções financeiras e investimentos imobiliários precisos. Conte conosco para transformar seus imóveis em investimentos rentáveis tendo expertise e excelência em cada transação.