Seguro de financiamento imobiliário: o que você precisa saber sobre ?
Você sabia que o financiamento imobiliário é a alternativa mais fácil para você conquistar a tão desejada casa própria? O crédito imobiliário é super conhecido e utilizado por milhares de brasileiros! No entanto, é comum terem muitas dúvidas e inseguranças sobre o processo e também sobre a obrigatoriedade do seguro! Além de sermos uma imobiliária com consultoria especializada, também queremos esclarecer todas as dúvidas de vocês! Querem saber mais sobre o seguro de financiamento imobiliário? Então continue lendo o blog JN para entender mais!
Seguro de financiamento imobiliário:
Antes de realizar a contratação de um financiamento, será importante avaliar todas as formas de pagamento e entender como será feita a composição das parcelas. Além disso, por se tratar de um investimento alto, entender e analisar esses pontos é fundamental para ter segurança e organizar o seu orçamento.
Como funciona o seguro de financiamento imobiliário?
Quer ficar por dentro desse assunto? Então continue a leitura para entender como funciona, se é obrigatório e também outras informações sobre seguro para financiamento imobiliário.
O que é o seguro de financiamento imobiliário?
O seguro de financiamento imobiliário nada mais é do que um serviço já incluído nas parcelas de quem financia um imóvel! Esse serviço é oferecido pelas instituições financeiras para proteger o bem em questão, bem como o comprador de possíveis problemas futuros. Basicamente, é uma porcentagem acoplada nas parcelas do imóvel que é dedicada ao seguro. Logo, caso aconteça algum imprevisto, o comprador pode contar com a proteção deste plano, conforme estabelecidas as condições na elaboração do contrato. Conheça as duas formas de seguro de financiamento imobiliário, continue a leitura!
Seguro de financiamento: MPI (Morte e Invalidez Permanente)
O MIP (Seguro de Morte e Invalidez Permanente) cobre totalmente o saldo devedor em caso de invalidez ou falecimento. Nessa forma de seguro de financiamento, a indenização ocorre apenas se houver um único indivíduo responsável pelo pagamento. Caso a parcela seja paga por mais familiares, o MIP indenizará com valores condizentes à renda familiar. O seguro também cobre acidentes e o descobrimento de doenças após o fechamento de negócio, por isso, é preciso prestar bastante atenção e analisar cautelosamente.
Seguro de financiamento: DFI (Danos Físicos ao Imóvel)
O Seguro de Danos Físicos ao imóvel, como o nome já diz, é um seguro voltado para problemas estruturais e acidentes relacionados ao imóvel. O objetivo dele é garantir o reparo de danos que foram causados à propriedade durante o tempo de vigência do financiamento. Confira o que esse seguro cobre:
- Incêndios;
- Desmoronamentos;
- Catástrofes naturais;
- Alagamentos
- Explosões, deslizamentos e outros.
O DFI cobre diversas situações ocasionadas por fatores inesperados. Então fique ligado! Pois não há cobertura para danos causados pela falta de manutenção, desgastes, má conservação e problemas com data antes do financiamento – quando não é um imóvel novo, no caso.
JN, o seguro de financiamento é obrigatório?
Chegamos à dúvida mais feita entre nossos clientes! Uma das principais perguntas é se o seguro de financiamento imobiliário é algo obrigatório. Bom, a resposta para essa pergunta é sim! Ou seja: o seguro é obrigatório para os financiamentos habitacionais conforme a Lei nº 4380/64.
Esse tipo de serviço é essencial para assegurar e garantir tranquilidade ao financiar um imóvel! Até porque você terá a devida proteção em situações mais complicadas. Por isso é obrigatório, pois proporciona vantagens importantes e contribui para que você não tenha débitos em aberto no caso de imprevistos.
Como o seguro de financiamento funciona?
Ele funciona de forma simples e o valor faz parte das parcelas de planos feitos pelo Sistema Financeiro de Habitação – SFH. Os valores dele são calculados conforme as parcelas e, normalmente, ficam abaixo de 3% da parcela. Logo, as alíquotas de cada modalidade de seguro são calculadas de diferentes maneiras. O seguro de Morte e Invalidez Permanente, por exemplo, tem como base a idade do cliente para estabelecer o valor do seguro. Já no DFI, a alíquota é calculada com base no valor do imóvel no ato de fechar a compra. Assim, o valor não altera conforme o tempo passa. Ou seja, a taxa é fixa, sendo cobrada até a quitação do financiamento da sua propriedade. No entanto, é preciso ressaltar que é fundamental ter atenção ao preencher a papelada do contrato de financiamento, pois as instituições também podem embutir seguros que não são obrigatórios, por isso tome cuidado e conte com a JN Imóveis para te ajudar.
Seguro de financiamento imobiliário: quais os benefícios?
Confira alguns dos benefícios proporcionados pelo seguro de financiamento habitacional:
- Cobertura de falecimento;
- Proteção em caso de invalidez;
- Auxílio em danos que não eram previstos, causados pela natureza.
Você entende agora o motivo do seguro de financiamento ser algo tão importante e obrigatório? Com ele você garante pagamentos em situações de vulnerabilidade!
Seguro de financiamento imobiliário: como é calculado?
Cada um é baseado no valor do imóvel a ser financiado e nas características do cliente. Assim, o valor incluído nas parcelas depende disso, mas geralmente não passam de 3% do valor total da mensalidade do seu imóvel.
Além do preço de amortização do imóvel e taxas, a alíquota, base da seguradora, é adicionada nas mensalidades conforme o tipo do imóvel. Por fim, podemos dizer que esses seguros são um recurso obrigatório pois proporcionam boas vantagens para cada indivíduo. Todo mundo quer evitar prejuízos e dores de cabeça!
JN Imóveis: sua imobiliária em Três Lagoas!
Você está chegando ao final de nossa leitura, mas não saia daí! Venha nos seguir em nosso Instagram! Você tem alguma dúvida a respeito do conteúdo? Então fale conosco! Busca comprar a casa dos sonhos? Então chegou o momento de você acessar o nosso catálogo de imóveis à venda! Com A JN Imóveis no comando, você compra com tranquilidade e vende com facilidade! Por isso, conte a nossa responsabilidade e expertise para solucionar todos os seus problemas e te fazer alcançar seu objetivo! Venha já ser um cliente JN!
Reinvente sua vida!
- Artigo Anterior Nova Linha de Financiamento da Caixa Econômica — Como Funciona?