Existem diferentes formas de realizar o financiamento de um imóvel, de acordo com o valor total da propriedade a ser adquirida e a renda total do comprador.

Se em algum momento você procurou informações para financiar um imóvel, deve ter se deparado com as siglas SFH, SFI e MCMV.

Confira uma explicação geral sobre as diferentes formas de financiamento disponíveis no Brasil:

Minha Casa Minha Vida, o MCMV

O Minha Casa Minha Vida é um programa do governo federal para quem deseja comprar o primeiro imóvel. Ele foi criado em 2009, fornecendo subsídio a famílias com renda baixa e juros menores para famílias com renda média.

Em Três Lagoas, há diversos imóveis disponíveis para serem financiados pelo programa MCMV. A aprovação do crédito é realizada pelo Banco do Brasil ou pela Caixa Econômica Federal. 

Para conhecer todas as informações, recomendamos que você acesse o guia gratuito que preparamos com as principais dúvidas sobre o Minha Casa Minha Vida.

Sistema Financeiro de Habitação, o SFH

O Sistema Financeiro de Habitação é o principal sistema de financiamento utilizado no Brasil. Ele foi criado pelo governo federal e utiliza o saldo do FGTS e da caderneta de poupança para conceder financiamentos.

No SFH, imóveis de até R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) podem ser financiados em Três Lagoas, desde que o valor da parcela não ultrapasse 30% da renda mensal. O SFH é disponível apenas para pessoas físicas.

O financiamento normalmente é aplicado sobre o valor de 70% em imóveis usados e 80% em imóveis novos. Os juros possuem máximo de 12% ao ano. 

Além disso, no SFH, há desconto de 50% no registro e na escritura do primeiro imóvel.

Sistema de Financiamento Imobiliário, o SFI

O Sistema de Financiamento Imobiliário surgiu para suprir as necessidades de mercado no financiamento de imóveis com valor superior a R$ 1.500.000,00.

Porém, diferentemente do SFH, ele utiliza apenas o sistema de empréstimos e poupança do governo para financiar as unidades com o banco. Da mesma forma, ele é destinado apenas às pessoas físicas.

O financiamento é aplicado de 80% a 90% do valor total do imóvel. Entretanto, os juros do financiamento SFI são maiores que os do SFH, por haver maior risco no financiamento de imóveis com alto valor agregado.

Financiamento imobiliário em Três Lagoas

Para saber qual é a opção de financiamento imobiliário adequado para você comprar uma casa financiada em Três Lagoas, entre em contato com o time de consultores da JN Imóveis!