Financiamento imobiliário reprovado?
O momento de comprar uma casa própria é um sonho esperado por muitas famílias brasileiras, e, nesse processo, muitas expectativas são criadas com relação à obtenção do imóvel novo. Você se preocupa com o que pode reprovar o seu financiamento imobiliário? Então para que não haja frustrações, nossa equipe reuniu alguns fatores essenciais que irão ajudar para que você não tenha o seu financiamento reprovado na hora de comprar a sua casa. Continue a leitura do nosso blog para saber! Vamos lá?
7 motivos mais comuns de reprovação do financiamento ou condicionamento de seu crédito
Restrições no seu CPF podem implicar no seu financiamento imobiliário
Quando o seu CPF se encontra restrito, isso significa que alguma dívida em seu nome não foi paga e o seu nome foi negativado. Popularmente, é comum de se ouvir também a expressão “nome sujo”. E isso, por sua vez, interfere em seu plano de comprar um imóvel. Portanto, é de suma importância que você regularize as dívidas em seu nome para que você tenha a chance de comprar sua casa. Lembre-se de elaborar um planejamento para atingir esse objetivo.
Renda mensal insuficiente
Antes de dar esse passo tão importante que é financiar um imóvel e ter a sua tão sonhada casa própria, podendo sair do aluguel, você deve se certificar que a sua renda mensal é suficiente para a compra de sua propriedade. Você sabia que é necessário comprovar a renda no financiamento? Caso a sua não seja suficiente, isso pode reprovar o financiamento imobiliário.
Mas afinal, qual a renda mínima para financiar um imóvel?
A renda mínima para financiar um imóvel irá depender principalmente do valor da parcela calculada para cada operação de crédito. Por esse fator, a resposta para essa pergunta depende de uma série de características que variam de financiamento para financiamento. Entre elas: o número de parcelas, o total financiado, bem como os juros e taxas incluídos em cada parcela.
Mas saiba que, em grande parte e de forma resumida, a renda mínima deve ser comprovadamente três vezes maior que o valor de cada parcela da operação.
Não possuir o valor de entrada:
O valor de entrada em um financiamento de imóveis é imprescindível, pois é esta quantia que poderá interferir diretamente nos demais valores do financiamento. Isso é, o valor restante é chamado de saldo devedor. Contudo, quanto maior for a quantia que você tiver para dar de entrada, melhor e menor serão os juros que você irá pagar durante o financiamento imobiliário. Caso você não possua essa reserva para dar de entrada em um imóvel, as suas chances de conseguir uma aprovação da instituição de financiamento são mínimas. Aliás, vale lembrar que a entrada costuma ser correspondente a 20% do valor do imóvel.
Problemas com a Receita Federal ou INSS:
Problemas com a Instituição Nacional de Serviço Social (INSS) ou com a Receita Federal, como, por exemplo, a declaração de imposto de renda pendente, dívidas ativas, ou até mesmo impostos atrasados podem ser um problema na hora de financiar um imóvel, e isso ocorre porque problemas pendentes com as instituições citadas podem resultar na reprovação do seu crédito imobiliário. Por isso, nossa equipe recomenda que você entre em contato com essas instituições para regularizar esses problemas, com a finalidade de resolvê-los com rapidez e eficiência.
Score negativo pode reprovar o financiamento imobiliário?
O score influencia tudo que possui relação com a sua vida financeira. A pontuação do score é uma garantia que define se você é um bom pagador ou não. Caso você pague as suas contas em dia, é bem possível que seu score seja bom. Por isso é importante ter seu score sempre atualizado.
Possuir outros financiamentos que possam comprometer sua renda:
Outro ponto importante na hora de solicitar um financiamento é o quanto ele comprometerá a renda da família. Você pode sim fazer outro financiamento, mas, atualmente, não é permitido que seja utilizado mais que 30% dos rendimentos para o pagamento mensal dessas parcelas. Se você já possui um financiamento em seu nome que utiliza a estimativa desse valor, será difícil conseguir a aprovação em um novo financiamento imobiliário, porque pode ocorrer de ultrapassar o limite estipulado. Fique atento ao valor da parcela do que você já paga e o quanto ainda falta para chegar a esses 30%. Se não há nenhum outro financiamento no seu nome, isso não será problema, mas é um ponto fundamental a ser observado.
Problemas no imóvel:
Como o imóvel é a garantia do financiamento, é realizada uma avaliação por um especialista da instituição bancária. Caso o imóvel apresente riscos à integridade, como problemas estruturais, o banco poderá reprovar o imóvel, para não perder sua garantia nesse negócio. A ausência de documentos que comprovem a regularização do imóvel, também pode impedir a aprovação do financiamento do seu imóvel.
E aí, após essa leitura, você se encontra apto para financiar um imóvel com auxílio da JN imóveis? Afinal, agora você já sabe quais fatores podem reprovar a sua solicitação de financiamento. Você pode realizar uma simulação aqui! E, lembre-se, qualquer dúvida, é só entrar em contato com o nosso super time. Nossa consultoria especializada está pronta para te ajudar!
- Artigo Anterior Nova Linha de Financiamento da Caixa Econômica — Como Funciona?