taxa referencial e o financiamento imobiliario jn imoveis
JN Imóveis

O que é taxa referencial e como ela afeta o financiamento imobiliário?

Você já ouviu falar em taxa referencial? Ela foi criada há mais de 30 anos, e, por incrível que pareça, ainda pode impactar muito a vida dos brasileiros. Entretanto, muitas pessoas ainda não sabem como ela funciona. Compreender a taxa referencial hoje é essencial para os investidores, consumidores e empreendedores. Aliás, ela influencia o seu financiamento imobiliário! Por isso, nós da JN Imóveis elaboramos um blog explicativo para que você entenda como funciona, o que é e como está a taxa referencial 2022.

O que é a TR ou Taxa referencial?

A taxa referencial foi criada em 1990 como um plano de contenção para combater a inflação, servindo como parâmetro para os juros praticados no Brasil, e para fixar a inflação em período de instabilidade. Desde então, a TR vem sendo usada como indicador para a atualização monetária, aplicações financeiras e operações de crédito.

Como a TR pode impactar o seu financiamento em 2022

A maioria dos financiamentos deixa estabelecido uma fórmula de taxa de juros fixa ao TR. Um exemplo simples é, se o mutuário contrata um tipo de financiamento com a taxa de juros em 8% ao ano, ele deverá somar essa taxa ao valor da TR previsto naquele ano. A TR estava zerada e voltou a ficar positiva em 2022, ou seja, ela voltou a impactar os financiamentos imobiliários. Em dezembro de 2021, a taxa referencial se deslocou de zero para 0,0488% e novas altas estão previstas para este ano. (fonte: Infomoney)

Qual o valor da Taxa referencial em 2022?

O valor da TR em janeiro de 2022 foi de 0,0821% ao mês. Acompanhe a oscilação da taxa entre o período de 2000 a janeiro de 2022:

taxa referencial financiamento valor

 

Como calcular o valor da TR

A taxa referencial é baseada na taxa de juros das Letras do Tesouro Nacional (LTN) desde fevereiro de 2018. O valor é obtido por meio dessa fórmula:

TR = 100 x [ (1 + TBF)/R) – 1]

No caso, R é um valor redutor e TBF é a Taxa Básica Financeira, que representa a média de juros. Vale dizer que a TR é divulgada pelo Banco Central e seu valor mínimo é zero, ou seja, ela não pode ficar negativa e resultar perdas nos rendimentos.

Quer saber mais sobre o mercado imobiliário?

A TR serviu de base para o cálculo monetário durante muitos anos, com o passar do tempo surgiram novos indicadores. No entanto a taxa referencial continua presente nas aplicações financeiras entre os brasileiros, principalmente no mercado imobiliário. Por isso trouxemos mais essa dica super interessante para você! Somos especialistas no mercado imobiliário. E, caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contrato conosco! Nosso time é qualificado e estamos prontos para te atender.

 

 

 

JN Imóveis

Na vanguarda do mercado imobiliário, a JN Imóveis, possui uma equipe especializada em vendas e imóveis de alto padrão. Com uma abordagem consultiva, nossa imobiliária visa proporcionar soluções financeiras e investimentos imobiliários precisos. Conte conosco para transformar seus imóveis em investimentos rentáveis tendo expertise e excelência em cada transação.