Financiamento imobiliário para autônomos
JN Imóveis

Comprar um imóvel no Brasil é uma excelente opção para alguém que quer se livrar das parcelas do aluguel e adquirir um bem próprio. Já que o valor delas se equipara com a mensalidade do aluguel em muitas localidades, especialmente em nossa cidade. Porém, sabemos que uma casa demanda um valor de investimento muito alto e por conta disso, muitos recorrem ao financiamento. Mas será que todos os trabalhadores conseguem ter esse limite de crédito liberado e realizar o sonho do imóvel próprio? Será que trabalhadores autônomos podem fazer financiamento imobiliário? Se você for autônomo, com certeza já se perguntou sobre isso, né! Por isso preparamos um blog, ou seja, viemos conversar com vocês sobre esse assunto, que é muito questionado quando mencionamos a palavra financiamento. Quer saber mais sobre? Continue lendo nossa matéria!

 

Documentação necessária para um financiamento imobiliário

As instituições bancárias, para aprovarem o crédito de compra de imóvel, precisam realizar vários processos comprobatórios, pois isso é algo que certifica se a pessoa poderá estar apta financeiramente para lidar com a dívida. Um ponto muito positivo é que pessoas autônomas conseguem a comprovação de renda via documentações, vamos entender como e quais são as necessárias para comprar a renda para o financiamento imobiliário?

 

As instituições aprovam o financiamento para autônomos?

Sim! As organizações bancárias possuem meios de aprovação de crédito para pessoas autônomas! Não ache que os bancos têm como intuito reprovar a liberação de crédito, na verdade, o objetivo deles é garantir maior aprovação, pois assim eles conseguem estabelecer margens de lucros, desde que passem pela aprovação de crédito. É interessante destacar que há inúmeras formas de trabalhadores informais comprovarem seus ganhos e terem seu pedido de crédito aprovado. Inclusive, sem a comprovação de renda é impossível conseguir o financiamento. Mas, se o solicitante conseguir essa comprovação, ele certamente conseguirá financiar o tão sonhado imóvel, e o melhor: com boas propostas, flexibilização de prazos e até mesmo com juros mais em conta.

 

Mas então, como conseguir aprovação de financiamento sendo autônomo?

Para conseguir, é preciso ter em mente que, nesse processo, o documento mais importante será o CPF, que passará por análise pela instituição financeira.

 

Quais as documentações comprobatórias de renda?

Assim como os trabalhadores formais (CLT), muitos documentos são exigidos ao negociar a compra da casa própria. Quando um autônomo faz a solicitação de crédito, esse processo passa por várias etapas, dentre elas a solicitação de comprovantes de renda mensal. Essa etapa avaliará a capacidade de pagamento. Venha saber quais são os documentos essenciais que o banco requere de pessoas autônomas, pegue o papel e a caneta e anote o que você ache necessário!

 

Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos)

Esse é um documento no qual a sua finalidade é comprovar a renda de microempresários, autônomos e profissionais liberais.  Sua intenção é justamente declarar o informe de rendimentos desses profissionais listados anteriormente. Este documento deve ser providenciado e autenticado com o selo do Conselho Regional de Contabilidade. Ele é ótimo para comprovar e validar a renda de profissionais autônomos.

 

Extrato bancário comprova renda?

Um dos comprovantes mais comuns para quem deseja realizar o financiamento imobiliário é o extrato bancário. Baseando-se nos dados do documento, é possível avaliar o saldo médio de sua conta bancária, e o melhor de tudo é que o extrato é aceito pela maioria dos bancos. Procure o seu banco e emita seus extratos, assim você ficará mais próximo do sonho da casa própria!

 

Declaração de Imposto de Renda em financiamento imobiliário para autônomos

Declarar impostos à Receita Federal também é uma ótima opção para informar seus rendimentos e comprovar renda para fazer o financiamento imobiliário de autônomos. Portanto, busque a declaração do imposto!

 

Recibo de Pagamento de Pagamento de Autônomo (RPA)

Outra forma de comprovar sua renda é através desse recibo, que muitas pessoas ainda não conhecem. Ele é específico para quem é autônomo. O documento deve ser emitido por quem contratou o serviço e permite comprovar o pagamento a pessoas físicas. Para emiti-lo é fácil, você precisará de um formulário padrão, que é encontrado na maioria das papelarias. Após compra-lo, é só preenchê-lo com seu nome, dados, informações de pagamento e descontos. E pronto, você terá um documento que comprove renda, muito fácil, não é mesmo? Agora é só escolher seu imóvel!  

 

Outra maneira é a formalização de empresas!

Se você é empreendedor e já possui uma estabilidade financeira de rendimentos mensais, formalizar o negócio através do Microempreendedor Individual (MEI) e obter uma renda através de Notas Fiscais facilitará esse processo. É importante ressaltar que a formalização do seu negócio também traz alguns benefícios, como o INSS. Ou seja, além de garantir as chances de aprovação de crédito você também possuirá outros benefícios!

 

JN Imóveis, sua imobiliária em Três Lagoas!

Ficou feliz após saber que você, autônomo, poderá financiar o imóvel tão sonhado e as formas de viabilizar isso? Então agora é só começar a procurar a sua casa conosco e reinventar a sua vida, afinal, qualidade de vida e bem-estar aumentam nosso rendimento até mesmo no trabalho! Nós possuímos uma grande variedade de imóveis para você achar o que mais combina com o seu estilo e bolso! Além disso, ainda prestamos uma consultoria especializada, de forma a te apresentar as melhores soluções financeiras e tornar esse sonho possível. Nós também contamos com uma vasta equipe de corretores experientes e prontos para fechar bons negócios! Possui alguma outra dúvida? Então entre em contato conosco!

Pensa em anunciar o seu imóvel para a venda? Então anuncie-o em nossa página de imóveis à venda! Lá você conseguirá vende-lo de forma correta e se tornar um Proprietário JN, ou seja, contará com a nossa super equipe para realizar esse negócio.  Busque por imobiliárias de confiança e que prezam pelo seu conforto!

JN Imóveis

Na vanguarda do mercado imobiliário, a JN Imóveis, possui uma equipe especializada em vendas e imóveis de alto padrão. Com uma abordagem consultiva, nossa imobiliária visa proporcionar soluções financeiras e investimentos imobiliários precisos. Conte conosco para transformar seus imóveis em investimentos rentáveis tendo expertise e excelência em cada transação.