Com o corte na taxa Selic, estamos vivendo um momento histórico no Brasil.

Pela primeira vez em mais de 10 anos, a taxa Selic possui apenas um dígito: 6%. Essa é a menor taxa Selic da história republicana brasileira.

Nos últimos anos turbulentos da crise econômica, a Selic era de 12% a 14%.

Taxa Selic no ápice da crise econômica. Fonte: Advfn.com

Taxa Selic no ápice da crise econômica. Fonte: Advfn.com

O que isso significa? Bom, voltemos ao início.

O que é a taxa Selic?

A Taxa do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) é a taxa básica de juros do Brasil, definida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM). Ou seja, é um indicador criado pelo governo para sustentar as taxas de juros do mercado financeiro brasileiro.

A poupança e investimentos de renda fixa (que possuem menos risco, por haver menos volatilidade) utilizam a Selic como um indicador médio. Quanto maior a taxa Selic, maior é a rentabilidade dos investimentos em renda fixa (títulos do tesouro brasileiro, por exemplo). Porém, mais caros serão os empréstimos e financiamentos.

O aumento da taxa Selic está diretamente relacionado com períodos de crise, em que o governo precisa “segurar as pontas” da economia.

O que causou o corte na taxa Selic?

O mercado financeiro está animado com as novas políticas liberais, com a promessa da venda de estatais, além de um forte aquecimento da economia e taxas de desemprego retrocedendo.

Tudo isso incentiva o consumo e possibilita a retomada do crescimento. Por isso, em uma decisão histórica, o COPOM baixou a taxa Selic no último dia 31 de julho. 

Como o corte na taxa Selic me ajuda a financiar um imóvel?

Com a taxa Selic na mínima histórica, os bancos estão diminuindo as taxas de juros para financiamentos imobiliários.

Por exemplo, o Banco do Brasil anunciou suas novas taxas para o financiamento imobiliário: de 8,49% para 8,29% ao ano (aquisição pelo Sistema Financeiro de Habitação) e de 8,85% para 8,65% ao ano pela PF-CH (Carteira Hipotecária).

Para os próximos meses, a Caixa Econômica Federal anunciou que cortará em aproximadamente 30% os juros do financiamento imobiliário, trocando de indexador (taxa que regula os juros). Inclusive, há rumores de que este ano a taxa Selic diminua ainda mais, para um número mais próximo de 5%.

Tudo isso certamente indica que essa é a melhor época para fazer um financiamento imobiliário.

Escolha o seu imóvel em Três Lagoas

Conheça os imóveis disponíveis à venda na JN Imóveis, em Três Lagoas. Encontre o imóvel ideal e dê entrada no processo de financiamento com as menores taxas de juros do mercado, contando com o auxílio dos nossos consultores.