Você sabe qual a melhor opção? consórcio ou financiamento?
Na hora de comprar um novo imóvel, o financiamento imobiliário geralmente é a primeira opção a ser procurada. Por sua popularidade, o financiamento tornou-se a principal alternativa à compra à vista.
Porém, o financiamento com um banco não é a única opção para quem deseja comprar um imóvel, sendo o consórcio imobiliário é uma excelente opção.
Consórcio ou financiamento? Conheça mais sobre as duas modalidades e suas vantagens.
Financiamento
O financiamento é o adiantamento do pagamento por uma propriedade. Um banco que opera crédito disponibiliza um empréstimo com quitação posterior e uma taxa de juros. Assim, o comprador adquire o imóvel à vista com o dinheiro emprestado pelo banco e paga o banco em parcelas mensais, até a quitação do débito.
Durante o financiamento, o imóvel fica alienado ao banco até que todos os valores sejam pagos e a propriedade transferida para o nome do comprador.
Para um financiamento ser aprovado pelo banco, uma lista de documentos é exigida, para comprovar a sua renda e garantir o pagamento pelo empréstimo.
As parcelas do financiamento alteram de acordo com o sistema de amortização adotado pela instituição bancária, podendo possuir parcelas maiores no começo e menores no final do prazo.
Aqui no blog da JN Imóveis, já escrevemos sobre os 7 passos para comprar um imóvel financiado.
Consórcio
O consórcio é um grupo de pessoas que se unem por meio de uma administradora com objetivo de adquirir um bem comum. Um consórcio não possui taxa de juros, sendo o valor reajustado somente de acordo com a inflação. A administradora do grupo cobra apenas uma porcentagem mensal para administrar os sorteios e assegurar os valores do grupo.
Com todos os membros pagando o valor do imóvel mensalmente, o grupo consegue ter dinheiro suficiente para adquirir um imóvel em determinado período de tempo. Assim, é realizado um sorteio (onde todas as pessoas possuem a mesma chance de serem contempladas) para saber com quem ficará o imóvel do período.
Ao ser contemplado, assim como no financiamento, o imóvel também fica alienado à administradora até que todo o consórcio seja pago. A principal diferença é a possibilidade de usufruir do bem antes mesmo do término do pagamento.
Em nosso blog, já comentamos sobre como funciona um consórcio e suas características como lances, contemplação etc.
Mas qual é melhor? Consórcio ou Financiamento?
Comparação entre financiamento e consórcio
Financiamento | Consórcio |
Parcelas alteram de acordo com o sistema de amortização | Parcelas fixas, corrigidas pela inflação |
Aprovação detalhada e complexa | Aprovação rápida e sem burocracia |
Longo prazo: financiamentos de até 35 anos | Médio prazo: consórcios de 10 a 15 anos |
Após aprovação do crédito, uso imediato do bem | Uso do bem no término do consórcio ou na contemplação por meio de sorteio ou lance |
Converse com um de nossos consultores para receber orientações e descobrir qual é a melhor opção para você realizar o sonho da casa própria!
- Artigo Anterior Nova Linha de Financiamento da Caixa Econômica — Como Funciona?