consorcio ou financiamento
Josiane Scheffer

Você sabe qual a melhor opção? consórcio ou financiamento?

Na hora de comprar um novo imóvel, o financiamento imobiliário geralmente é a primeira opção a ser procurada. Por sua popularidade, o financiamento tornou-se a principal alternativa à compra à vista.
Porém, o financiamento com um banco não é a única opção para quem deseja comprar um imóvel, sendo o consórcio imobiliário é uma excelente opção.

Consórcio ou financiamento? Conheça mais sobre as duas modalidades e suas vantagens.

Financiamento

O financiamento é o adiantamento do pagamento por uma propriedade. Um banco que opera crédito disponibiliza um empréstimo com quitação posterior e uma taxa de juros. Assim, o comprador adquire o imóvel à vista com o dinheiro emprestado pelo banco e paga o banco em parcelas mensais, até a quitação do débito.
Durante o financiamento, o imóvel fica alienado ao banco até que todos os valores sejam pagos e a propriedade transferida para o nome do comprador.
Para um financiamento ser aprovado pelo banco, uma lista de documentos é exigida, para comprovar a sua renda e garantir o pagamento pelo empréstimo.
As parcelas do financiamento alteram de acordo com o sistema de amortização adotado pela instituição bancária, podendo possuir parcelas maiores no começo e menores no final do prazo.
Aqui no blog da JN Imóveis, já escrevemos sobre os 7 passos para comprar um imóvel financiado.

Consórcio

O consórcio é um grupo de pessoas que se unem por meio de uma administradora com objetivo de adquirir um bem comum. Um consórcio não possui taxa de juros, sendo o valor reajustado somente de acordo com a inflação. A administradora do grupo cobra apenas uma porcentagem mensal para administrar os sorteios e assegurar os valores do grupo.
Com todos os membros pagando o valor do imóvel mensalmente, o grupo consegue ter dinheiro suficiente para adquirir um imóvel em determinado período de tempo. Assim, é realizado um sorteio (onde todas as pessoas possuem a mesma chance de serem contempladas) para saber com quem ficará o imóvel do período.
Ao ser contemplado, assim como no financiamento, o imóvel também fica alienado à administradora até que todo o consórcio seja pago. A principal diferença é a possibilidade de usufruir do bem antes mesmo do término do pagamento.
Em nosso blog, já comentamos sobre como funciona um consórcio e suas características como lances, contemplação etc.

Mas qual é melhor? Consórcio ou Financiamento?

Comparação entre financiamento e consórcio

Financiamento

Consórcio

Parcelas alteram de acordo com

o sistema de amortização

Parcelas fixas, corrigidas pela inflação
Aprovação detalhada e complexaAprovação rápida e sem burocracia
Longo prazo: financiamentos de até 35 anosMédio prazo: consórcios de 10 a 15 anos
Após aprovação do crédito, uso imediato do bemUso do bem no término do consórcio ou

na contemplação por meio de sorteio ou lance

Converse com um de nossos consultores para receber orientações e descobrir qual é a melhor opção para você realizar o sonho da casa própria!